Germinal – Educação e Trabalho

Soluções criativas em Educação, Educação Profissional e Gestão do Conhecimento

Letramento Digital 20 de junho de 2008

 

O Projeto Letramento Digital foi desenvolvido e está sendo implementado  pela Germinal e pelo Senac Rio, em parceria. Destina-se à inclusão digital de pessoas com dificuldades de leitura e escrita, objetivando, ao mesmo tempo, ampliar as competências de ler e escrever dessas pessoas com o uso do computador.

 

 Lançado em 26 de maio de 2006, na sede do Senac Rio, a população alvo do Projeto é a que está incluída no nível mais elementar de alfabetismo (nível 1), do Índice Nacional de Alfabetismo Funcional (INAF), criado pela Ação Educativa e pelo Instituto Paulo Montenegro (IBOP).

 

”O nível 1 de alfabetismo corresponde à capacidade de localizar informações explícitas em textos muito curtos, cuja configuração auxilia o reconhecimento do conteúdo solicitado. Por exemplo, identificar o título da revista utilizada na testagem ou, num anúncio, localizar a data em que se inicia uma campanha de vacinação ou a idade a partir da qual a vacina pode ser tomada gratuitamente[1]“.

 

 

O logotipo ao lado identifica o Projeto. Notícias sobre a implementação do Projeto podem ser vistas na internet:

 

 

1. Existe disponível na internet uma apresentação em PowerPoint do Projeto. Ela pode ser acessada em:  http://www.inclusaodigital.gov.br/inclusao/noticia/arquivos/outros/5-oficina/apresentacoes-nao-governamentais/monica.ppt

 

2. O site Assessibilidade Brasil assim convida para o lançamento do Projeto Letramento Digital: “Será lançado no dia 26, de 13 às 18h, o projeto Letramento Digital, voltado para a inclusão digital de pessoas com dificuldades de leitura e escrita. Outro objetivo é ampliar, nessas pessoas, as competências de ler e escrever com o uso do computador.”

Lançamento do Projeto Letramento Digital - FComércio RJ

 

3. O Boletim da FComércio – RJ, assim noticiou o lançamento do Projeto: “O Centro de Educação para o Trabalho e a Cidadania do Senac Rio lançou, dia 26 de maio, no auditório da Casa do Comércio, no Flamengo, o Programa de Letramento Digital, em parceria com a Germinal Consultoria, destinado a pessoas incluídas no nível mais elementar de analfabetismo. No Brasil, esse universo abrange mais de 30 milhões de indivíduos que, até agora, não tinham um projeto de inclusão digital voltado para eles. O programa conta com tecnologia de fácil replicação e foi testado durante quatro anos. O objetivo é incluir digitalmente pessoas de baixa escolaridade, ampliando as competências de ler e escrever com o uso do computador.”

 

 

FGV/RJ - Revista Sistema - ilustração -exclusão digital

4. Em um bom artigo sobre o mapa da exclusão digital no Brasil, sobre o Projeto Letramento Digital diz a Revista Sistema da Fundação  Getulio Vargas do Rio: “Atento ao problema e ainda para o alto grau de analfabetismo real, o Senac Rio está desenvolvendo o programa Letramento Digital, uma solução de conhecimento destinada a analfabetos e aos não-letrados, que objetiva um significativo avanço nas competências de ler e escrever, necessárias ao desenvolvimento da cidadania e ao desempenho profissional. A proposta busca, ao mesmo tempo, a inclusão digital tornando os participantes aptos à navegação e a utilização de comandos fundamentais de seus principais aplicativos, especialmente o editor de texto.”  

 

No site do Senac Rio o Projeto é assim apresentado:

O programa Letramento Digital inclui digitalmente pessoas com baixa escolaridade, possibilitando o acesso às novas tecnologias de informação e comunicação.

Foi desenvolvido em parceria entre a empresa Germinal Consultoria e o Senac Rio, e destina-se à inclusão digital de pessoas com dificuldades de ler e escrever, objetivando, ao mesmo tempo, ampliar essas competências com o uso do computador.

É um programa resultante de pesquisa aplicada que durante quatro anos vem obtendo resultados positivos.

É uma importante ferramenta no combate à exclusão digital.

As comunidades interessadas em participar do projeto podem procurar o Centro de Educação para o Trabalho e a Cidadania do Senac Rio. Nosso telefone (21) 2473-8671.”

————————————————————————————

Clique no link se estiver interessado em mais informações sobre o Projeto Letramento Digital ou em Amostra I ou Amostra II se quiser conhecer exemplos de sessões de aprendizagem (aulas) do Projeto Letramento Digital.


[1] Vera Masagão Ribeiro, Letramento no Brasil, São Paulo, Global Editora, 2003, p.16. Numa concepção distinta, os incluídos na população em questão são considerados analfabetos funcionais. 
Anúncios
 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s